sexta-feira, 9 de março de 2012

O hospital também pode ser o espaço da leitura


Dulcelice de Alcântara Santos Brito
Julianne Ribeiro da Silva Brandão
(Acadêmicas do curso de Letras – UNEB – Campus IX)



O fato de um paciente encontrar-se internado em uma enfermaria hospitalar não significa que ele não possa ter acesso à leitura. A motivação para a formação de leitores é o propósito principal do Projeto Era uma vez no hospital, que tem como coordenadoras as professoras Maria Felícia Romeiro Mota Silva e Vera Regiane B. Nunes.
O referido projeto tem com objetivo, dentre outros, estimular crianças e adolescentes para a leitura como forma de prazer e conhecimento, possibilitando o acesso às histórias infantis e infanto-juvenis, além de favorecer a familiarização com os livros e outros suportes textuais. As atividades de leitura tem sido realizadas uma vez por semana na clínica pediátrica do Hospital do Oeste, situado em Barreiras – Ba, onde os acadêmicos do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia – UNEB contam historias e fazem performances teatrais.
Os pacientes, juntamente com seus respectivos acompanhantes se mostram interessados em participar da sessão de contação que acontece na brinquedoteca do hospital. Ao final das apresentações as crianças são presenteadas com livros de literatura infantil e gibis. Depois de retornarem aos leitos, é possível perceber, enquanto folheiam os livros, o encantamento dos pequenos para com o universo mágico que as historias e as gravuras proporcionam, o que derruba a tese de que as crianças não gostam de ler. Desde que haja estimulo, toda criança se sente atraída para o mundo da leitura.
Segundo a coordenadora Maria Felícia “Um hospital não é um local de divertimento, mas, pode ser um local no qual se tenha crianças interessadas na leitura e no conhecimento que um livro proporciona”. Agnaldo dos Santos Braga, um dos monitores do projeto, considera que são muitos os ganhos com a apresentação dessas diversas modalidades de textos (cineminha, contos, gibi, historias) no ambiente hospitalar: além de amenizar o stress emocional das crianças em estado de convalescença, fomenta nelas o gosto pela leitura.
As histórias têm o poder de promover alento, alívio das tensões e ansiedades e aumento da auto-estima, fatores que auxiliam na melhora do quadro clínico. Também proporcionam uma série de conhecimentos para todos os envolvidos, independente da faixa etária dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário