sexta-feira, 23 de março de 2012

Os Saltimbancos

Os Saltimbancos

Arleide Cristini Silva da Câmara
Cáren Maiele Alves da Silva
Fabiana Fernandes de Oliveira

Ø  Considerações iniciais

O ato da contação de histórias é o início da aprendizagem; por isso a necessidade de ouvi-la; possibilita novos horizontes, novos olhares e conhecimento para quem as ouve (crianças). Mas esse fascínio tem sido deixado de lado, não é mais como antes onde os nossos pais, avós contavam para nós as histórias; permitindo através das mesmas, o imaginário da criança poder descobrir a fantasia, o misterioso, o bem, o mal...
Esse projeto visa de certa forma, realizar o resgate do contar histórias, reascendendo o desejo dos próprios pequeninos em querer ouvi-las. Por meio da contação de histórias podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem proporcionando a criança viver o imaginário.
Essa importante ação educativa instiga à criança a busca de novos saberes e vários processo de leitura. É através da contação de histórias que as pessoas se autoidentificam e uma das vantagens dessa oralidade é a possibilidade de haver a participação não só do narrador como também dos ouvintes.
Nessa perspectiva as acadêmicas do curso de letras, turma 2008.1 apresentam uma história inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen e adaptado por Chico Buarque, o espetáculo infantil “Os Saltimbancos” que narra a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata) que, devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e vão à cidade para começar a carreira artística. Durante o trajeto, eles encontram os seus antigos donos e, com medo de serem novamente escravizados resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.
A história “Os Saltimbancos” foi apresentada através de fantoches na creche Municipal Professora Tercina Pereira Alves no dia 09 de agosto de 2010. O público a assistir a mesma era composto por sessenta e oito crianças na faixa etária de zero a cinco anos de idade.

Ø  Relato das atividades

A apresentação da peça “Os saltimbancos” realizada na creche Professora Tercina Pereira Alves às nove horas da manhã foi de grande proveito. Conseguimos alcançar o nosso objetivo de resgatar “a contação de histórias” e enfatizar a sua importância.
Foram apenas cinco dias de ensaios e aproximadamente uma semana para a confecção dos fantoches. No dia oito de agosto passamos a manhã toda preparando o cenário para o dia seguinte. Quando o momento tão esperado chegou (09/08) o nervosismo estava a flor da pele pois era a primeira vez que iríamos apresentar um teatro de fantoches. Momentos antes de começarmos a apresentação foram passadas através de um DVD, som e TV músicas infantis para animarem as crianças, elas ficaram animadas e ansiosas para o início da peça. Quando chegou o momento de começar a historinha foi uma festa só, sentados em suas cadeiras os pequeninos prestaram bastante atenção nas falas dos animais (fantoches), batiam palmas no momento das músicas outros, porém que já estavam inquietos até porque a apresentação foi um pouco longa (aproximadamente quarenta minutos).
Não foi uma tarefa simples realizar este projeto, era preciso saber manipular os fantoches e de certa forma fazer a interação de uns com os outros, saber o momento certo de entrar, sair, falar, cantar enfim apesar da história vim pronta e narrada era preciso dublar e dublar bem já que a criança percebe logo de cara quando uma história não é bem contada. Todos estes aspectos nos remete à uma fala de Abramovich (1997, p.19) que diz “para contar uma história- seja ela qual for – é bom saber como se faz. Afinal nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes.”
A orientadora Felícia nos ajudou na organização; os pequeninos se interagiram tanto com a história, que no momento em que cada personagem falava eles chegavam perto dos bonecos, questionando-se entre si quem eram, porque os animais estavam falando, sendo que animal não fala; e sorriam, cantavam,enfim, acharam a história muito divertida.
Um dos objetivos deste projeto era resgatar a contação de histórias. Benjamim (1994 p.6) afirma que “a ate de narrar está morrendo”. Isso se deve ao fato da evolução da tecnologia que vem a cada dia substituindo a voz do contador por TVs, DVDs, etc. Precisamos através de projetos como esse levar uma história seja ela qual for às pessoas ao nosso redor. Os sorrisos estampados no rosto daquelas crianças nos incentivaram ainda mais à levar a Historia dos Saltimbancos a outros lugares, a outros públicos.
Outro ponto relevante que observamos momentos antes da apresentação foi que havia uma criança que conhecia não exatamente a história dos saltimbancos, mas sim a história de um burro (personagem da peça). Isso nos reflete a grande importância da literatura, em especial a infantil na vida de toda e qualquer criança. De acordo com Coelho (2000, p. 53) “literatura infantil são livros que tem a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada”. Percebemos que as professoras daquele local liam, ou seja, contavam histórias infantis para aquelas crianças e isso nos deixou muito felizes.
Finalizando a apresentação, a professora Felícia perguntou às crianças se eles tinham gostado da historinha apresentada e elas responderam que sim, em seguida foram apresentados os bonecos e seus respectivos manipuladores (Arleide, Cáren Fabiana), e após feito isso as crianças puderam pegar nos fantoches e porem nas mãos, a alegria foi tamanha. Para concretizarmos nossa apresentação distribuímos balas para crianças e registramos através de vídeos e fotos aquele momento gratificante e deixamos passar músicas infantis até que desfizéssemos o cenário e colocávamos os itens emprestados (TV, DVD, dicionário, grampeador, mesas e cadeira) nos seus respectivos lugares, nos despedimos com a criançada pedindo para que não fossemos e por causa do horário de aula que teríamos
á tarde tivemos que ir. Com um sorriso estampado no rosto e com a sensação de dever cumprido fomos embora.
Feitos os agradecimentos, ficou algo muito bom tanto para nós, organizadores do projeto quanto para elas que nos receberam. O espaço ficou aberto para que possam vir outros, e o incentivo para que eles mesmos trabalhem com fantoches na contação de histórias, aumentando o valor perceptivo das crianças e para nós o reconhecimento de um esforço enorme e compensador, e ainda o convite aberto para retornarmos, entre outros que é abranger esse trabalho para que outros indivíduos tenham acesso a esse tipo de animação.

Ø  Considerações finais
Depois de muito esforço e dedicação conseguimos cumprir de fato a nossa missão como contadores de histórias. Apesar de ser a nossa primeira experiência com o público infantil não esperávamos tantos elogios.
Queremos através deste projeto despertar outros sorrisos em outros lugares com a nossa apresentação e acima de tudo incentivar outros indivíduos a não deixar morrer essa tradição de “contar” histórias enfatizando sempre a sua importância.


Ø Referências

ABROMOVICH, Fany. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. – São Paulo: Scipione, 1997. – (pensamento e ação no magistério).


BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense,1994.

COELHO, Nelly. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.



AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente à orientadora Maria Felícia Romeiro Mota Silva por nos incentivar a realizar este projeto que foi de suma importância para nossa formação acadêmica e à diretora da creche Aldaci Pereira por nos conceder o espaço para a realização do mesmo.

Um comentário:

  1. HEHEH TEXTO ESCRITO POR MIM E PELAS MINHAS COLEGAS DA TURMA DE LETRAS, FOI MUIITO GRATIFICANTE APRESENTAR "OS SALTIMBANCOS" NA CRECHE EM ANGICAL, AS CRIANÇAS ADORARAM, FOI UMA EXPERIENCIA MUIIITO LEGAL, E ESTAMOS AGORA NO HO DANDO CONTINUIDADE A ESSE PROJETO DE CONTAÇÃO LEVANDO ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO À CRIANÇADA

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